São permitidas as transcrições de textos e de fotos desde seja mencionada a sua origem e publicado o respectivo link.

domingo, 7 de abril de 2013

Fernando Louro è o primeiro candidato da CDU à Assembleia Municipal de Alpiarça


Caros convidados, Caros amigos, Caros Alpiarcenses. Obrigado pela vossa presença. Obrigado pelo vosso apoio.
Como independente de qualquer partido político, estou muito honrado pelo facto da CDU e os partidos que a integram, terem equacionado o meu nome para desempenhar um cargo de tão elevada relevância municipal. Existiam outros nomes, igualmente preparados para assumirem este desafio ou melhor ainda.
Obrigado pela confiança que depositaram em mim.

A minha aceitação desta candidatura não tem apenas a ver com a confiança que senti terem tido em mim, mas sobretudo porque essa confiança é recíproca.
Eu acredito no projecto autárquico da CDU, acredito nas pessoas que integram esse projecto, acredito nas suas ideias, acredito na sua prática.
Aqui, o importante tem de ser o colectivo, porque todos os candidatos sabem que a importância não está neles próprios, mas sim neste grupo, unido, que tem trabalho feito, tem história, tem passado, tem presente e tem futuro.
Uma coligação partidária, solidária, que sempre esteve do lado da população, sempre foi coerente na sua postura, praticando uma política de esquerda, centrada nas pessoas, ouvindo-as e compreendendo-as.
Gente séria que não procura o sucesso pessoal, não procura protagonismo. A sua única ambição, mas uma grande ambição, é servir a sua terra e os seus habitantes.
Uma coligação que gosta e que quer o melhor para Alpiarça.
Não porque Alpiarça seja a melhor terra do mundo. Não porque Alpiarça seja a terra mais bonita do mundo. Apenas porque Alpiarça é a nossa terra.
Em termos pessoais, também considerei que pela minha maneira de ser, pela idade que tenho, pelos conhecimentos que adquiri, pelas experiências que desenvolvi, obtive o saber e o bom senso necessários para poder desempenhar o cargo de Presidente da Assembleia Municipal de modo a dignificar aquele órgão e a actividade política em geral.
Não duvido que irei cometer erros, por vezes não tomarei as decisões mais acertadas, outras vezes poderei ser injusto, mas quero manifestar a todos a minha vontade de que tudo farei para minimizar os erros e procurar ser assertivo.
Para isso, sei que contarei com o apoio de todos os eleitos da CDU, bem como da estrutura da coligação, dos partidos que a apoiam, nomeadamente do Partido Comunista Português que, pela sua experiência na gestão autárquica em muitos concelhos do nosso país, tem todas as condições para nos servir de âncora.
Quero ter a capacidade de saber ouvir, de humildemente saber aprender, e não pretender, que já sei tudo o que preciso saber.
Também quero contar com o apoio dos eleitos das outras bancadas, onde certamente também estarão alguns amigos meus.
E também quero dizer-lhes, que para além das divergências de pensamento que possamos ter em muitos casos, estou certo que comungaremos das mesmas ideias em muitos outros momentos.
Para bem da nossa terra.
Se o povo de Alpiarça me escolher para Presidente da Assembleia Municipal, procurarei a todos tratar com igualdade, com civismo, com respeito, com justiça e com isenção. Como não poderia deixar de ser.
Não prescindindo, sempre que tenha de manifestar as minhas ideias, de o fazer livremente.
E também não irei prescindir de usar a autoridade democrática que me foi conferida, na condução dos trabalhos da Assembleia Municipal, sempre que isso for necessário, com todo o rigor e imparcialidade.
Sempre respeitoso com todos os eleitos autárquicos, pertençam ou não à coligação por onde eu fui eleito.
Espero sinceramente, que no final desta campanha eleitoral que agora se inicia e no final dos quatro anos de mandato que se seguirão, eu possa dizer que ganhei novos amigos e que não perdi nenhum dos antigos.
Se infelizmente isso não acontecer, acredito que não vai ser por culpa minha.

Fui professor em Alpiarça durante mais de 32 anos. Durante 29 anos fui Delegado Escolar de Alpiarça. Cargo de chefia das quatros escolas do 1º ciclo existentes, Alpiarça, Casalinho, Frade de Cima e Frade de Baixo, bem como dos Jardins de Infância de Alpiarça e de Frade de Baixo.
Penso que foi o cargo de chefia em Alpiarça, mais anos desempenhado pela mesma pessoa. Nestes longos anos, trabalhei com largas centenas de professores, educadores e funcionários, das mais variadas correntes ideológicas. Com a salutar excepção de um ou dois, conto por amigos todos eles.
Nesta campanha eleitoral, ninguém me vai ouvir palavras de desvalorização para com outras candidaturas, não ouvirão da minha boca palavras negativas para com ninguém.
Quero continuar a ser uma pessoa tolerante, dialogante, respeitador das diferenças. Merecedor de respeito também por isso.
Quero continuar a ser um contributo para a solução e não um contributo para o problema.
Não quero fechar as portas que possam dificultar colaborações futuras.
Prefiro optar por uma postura positiva, e em vez de desvalorizar os outros, escolho valorizar os méritos do projecto autárquico da CDU, valorizar as pessoas que o integram, valorizar a nossa experiência, valorizar a nossa capacidade de trabalho, a seriedade com que procuramos resolver os problemas, a partilha e a solidariedade presentes em todos os momentos.
É este o meu perfil como cidadão, como bem sabem as pessoas que comigo convivem. E vou continuar a ser assim, igual a mim próprio, em todas as ocasiões.
Não posso negar, que por vezes sinto-me revoltado com certo tipo de críticas, nomeadamente as dirigidas ao actual e futuro Presidente da Câmara, Mário Fernando Pereira, que tem sido vítima de ataques cobardes, porque anónimos, com imensas injustiças e mentiras.
Eu apoio totalmente a obra feita, porque entendo o esforço, o contexto e as dificuldades.
Nomeadamente, apoio o saneamento financeiro da Autarquia. Porque uma coisa é devermos dinheiro aos bancos e ir cumprindo com regularidade os compromissos assumidos, outra coisa é a autarquia dever dinheiro a fornecedores, não cumprir com os prazos de pagamento, e assim pôr em risco a subsistência de algumas empresas, muitos trabalhadores e muitas famílias.
Felizmente esta última situação deixou de poder acontecer graças ao executivo da CDU. A Câmara Municipal resolveu o problema, e até conseguiu reduzir o passivo, apesar da asfixia financeira que existiu, que se mantém, e que exige um grande rigor nas contas.
A nossa Câmara Municipal foi pioneira em assumir esta solução, mas hoje, muitos outros municípios, de todos os quadrantes políticos, não digo que estão a copiar a nossa solução, mas digo que estão a procurar resolver os seus problemas da mesma maneira que nós resolvemos, mas tardiamente, já que agora é mais difícil, pois, como se sabe a disponibilidade de créditos bancários está mais apertada.
Ainda assim as principais obras não pararam, destaco, nomeadamente, as obras na Casa dos Patudos, cuja 1ª fase está concluída e a 2ª fase em plena execução.
As obras do Centro Escolar, o Parque em frente à Câmara e algumas outras de menor relevância.
Os serviços de apoio à população também se mantiveram, com igual qualidade, e outros se criaram, como a loja social, um espaço solidário, para apoio aos mais necessitados.

Como independente, já por diversas vezes colaborei com a CDU e o Partido Comunista Português. Nomeadamente, em três eleições autárquicas como candidato e eleito, e em eleições presidenciais, como mandatário de Salgado Zenha e de Francisco Lopes. Bem como mandatário da própria CDU, nas eleições legislativas de 2011.
Em nenhum momento me senti pressionado ou condicionado, na minha liberdade de pensar, falar, decidir ou conviver.
Comigo sempre assim teria de ser. Mas sei que com a CDU sempre assim foi e sempre assim será.
Também por essa razão é esta a minha coligação. Também por isso aqui estou convosco.
Com grande convicção e grande sentido de responsabilidade, digo-vos.
O concelho de Alpiarça precisa que a sua população continue a acreditar e a dar força ao projecto político e autárquico da CDU.       MUITO OBRIGADO.                
VIVA O PODER LOCAL DEMOCRÁTICO 
VIVA A CDU        
VIVA ALPIARÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário